fbpx
BLOG
BLOG
crimes cibernéticos

Nova era de crimes cibernéticos em 2024: conheça as tendências emergentes

Com as novas tecnologias em alta, aumentam as possibilidades de crimes cibernéticos também, de forma proporcional. 

Recentemente, foi divulgado um relatório das principais tendências de crimes digitais para 2024, onde foi visto claramente o uso de tais avanços para melhorar a aplicabilidade de golpes já existentes, dificultando a capacidade de identificação e prevenção das vítimas. 

Vamos conhecer mais sobre essas tendências? Então continue a leitura!

A relação da Inteligência Artificial com os crimes cibernéticos

O uso da inteligência artificial também é alvo para aprimoração dos golpes cibernéticos, especialmente a do tipo generativa, que é aquela que aprende padrões de comportamento a partir de uma base de dados existente. 

Um exemplo da IA generativa é imitar comportamentos humanos, onde pessoas mal intencionadas podem acabar utilizando a falsificação de áudio e vídeo de pessoas reais, criando as famosas deep fakes, ou até mesmo aplicando golpes em amigos ou familiares. 

Da mesma forma, as IA’s coletam, agrupam e reúnem informações pessoais de vítimas, violando completamente as legislações existentes sobre proteção de dados, no intuito de melhorar a qualidade dos golpes, tornando-os mais eficientes. 

Golpe de Ransomware

O golpe de ransomware é uma espécie de sequestro de dados, por meio de um software de extorsão, que pode bloquear o computador e depois exigir um resgate para desbloqueá-lo, com o objetivo de obter ganhos financeiros ilegais.

Através do sequestro dos dados, os criminosos ameaçam que, caso não haja resgate mediante pagamento, os arquivos serão perdidos ou publicados. Isso prejudica em muito as empresas, porque muitas delas dependem de seus dados para operar normalmente. 

Os ransomwares possuem variantes diferentes e podem se espalhar de formas diferentes, como por exemplo através de anexos de e-mails duvidosos, arquivos infectados, por meio de vulnerabilidades de software, e muito mais. 

A principal solução é fazer backup dos dados mais importantes, bem como manter os softwares atualizados, além de usar antivírus para proteção. 

Os crimes cibernéticos mais cometidos no Brasil 

O Brasil é o quinto país com mais ataques cibernéticos. 

Segundo apontamentos, os crimes cibernéticos mais cometidos no Brasil envolvem a invasão de dispositivo informático para furto de dados, a calúnia, difamação e injúria, a pirataria digital e a divulgação de fotos íntimas. 

Um exemplo de golpe digital aconteceu em 2023, quando um grupo de hackers utilizou da Inteligência Artificial para invadir o sistema de segurança de uma empresa de telecomunicações, resultando no vazamento de dados pessoais e de milhares de clientes. 

Com isso, grandes empresas que armazenam dados de seus usuários podem ser alvos e sofrer grandes prejuízos, como e-commerces nacionalmente conhecidos e sites de marketplaces, por exemplo. 

Conclusão 

Em um mundo altamente tecnológico, se faz necessário estar atento(a) às tendências emergentes para se prevenir e evitar qualquer tipo de ataque cibernético.

Conte também com o auxílio de um advogado especializado na área, se precisar. 

Estamos chegando ao final do conteúdo, e se esse artigo foi útil para você, nos siga também no Instagram para receber mais novidades! Até mais. 

Newsletter

Newsletter

Nossa newsletter é o seu passe VIP para um mundo de informações relevantes, dicas especializadas e conteúdo exclusivo.