fbpx
BLOG
BLOG
img

Reexame necessário se aplica a sentença anterior à nova lei de improbidade?

A verdade é que ainda não há uma definição sobre o tema, de modo que processos que discutem essa temática devem ser suspensos!

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está discutindo, sob o regime de recursos repetitivos, se a vedação ao reexame necessário, prevista pela Lei 14.230/2021, se aplica a sentenças proferidas antes da vigência da nova legislação.

A questão foi cadastrada no Tema 1.284 e envolve a interpretação do artigo 17, §19, IV, e o artigo 17-C, §3º, da Lei de Improbidade Administrativa, que introduziu a vedação ao reexame necessário das sentenças de improcedência ou extinção do processo sem resolução do mérito.

O STJ suspendeu os processos em curso que envolvem a mesma matéria, até o julgamento da questão repetitiva, o que pode trazer maior segurança jurídica e uniformidade nas decisões sobre esse tema.

Dessa forma, A tese a ser fixada pelo STJ trará maior clareza sobre a aplicabilidade da nova norma aos processos em andamento, impactando diretamente o entendimento sobre a necessidade do reexame necessário para sentenças anteriores à Lei 14.230/2021.

Este julgamento é crucial para fortalecer o sistema de precedentes e trazer economia de tempo aos tribunais, ao mesmo tempo em que garante maior previsibilidade às decisões.

Fique atento ao desenrolar dessa importante processo, acompanhando nossas redes sociais!

Newsletter

Newsletter

Nossa newsletter é o seu passe VIP para um mundo de informações relevantes, dicas especializadas e conteúdo exclusivo.